Micotoxinas
O contacto prolongado ou intendo com bolores ou mofo em casa ou no local de trabalho pode desencadear vários sintomas, sobretudo mal-estar geral, aumento da suscetibilidade a alergias e irritação dos órgãos respiratórios e de outras mucosas.
As micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas pelos fungos, às vezes para se defenderem; são metabólitos secundários e possuem um elevado potencial patogénico podendo mesmo serem fatais.. Quase todas as micotoxinas são citotóxicas, tóxicas para o ser humano e animais resultando na ruptura das membranas celulares e outras estruturas, ou interferindo em processos vitais como a síntese proteica; A exposição às mesmas pode originar efeitos neurotóxicos, mutagénicos, cancerígenos, teratógenos imunosupressores, etc.
Em contacto com o organismo, os fungos liberam micotoxinas perigosas para o organismo, que danificam a mucosa do intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes. Como resultado de sua ação, metais pesados e alérgenos alimentares entram no corpo com mais facilidade.
A maioria das infecções fúngicas ocorre como resultado do contato com esporos de fungos no ambiente, no ar ou em excrementos de pássaros. As infecções fúngicas também podem ocorrer no local da lesão, nas membranas mucosas, seios paranasais e pulmões. As infecções fúngicas enfraquecem o sistema imunitário podendo causar inflamação e danos aos tecidos e podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Existem estudos que sugerem uma ligação entre espécies de fungos e certos tipos de cancro.
